
As eleições estaduais de 2026 se aproximam, e a situação eleitoral para o governo do Pará é de disputa acirrada entre a vice-governadora Hana Ghassan (MDB) e o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (PSB). Uma pesquisa Real equipe Big Data publicada nesta quinta-feira, 5, indica empate técnico entre os principais competidores em todos os cenários de primeiro turno.
Na principal simulação da pesquisa, Hana Ghassan (MDB) aparece com 26% das intenções de voto contra 22% de Daniel Santos (PSB), ambos tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais (pp). Em seguida, aparecem os ex-senadores Paulo Rocha (PT), com 15%, e Mário Couto (PL), com 13%; a ex-deputada estadual Araceli Lemos (PSOL), com 4%; e o sindicalista Cléber Rabelo (PSTU), com 1%. Votos brancos e nulos representam 9% do total, e outros 10% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder à pesquisa.

Mesmo em cenários com menos competidores, a indefinição na liderança se mantém, com a vice-governadora aparecendo numericamente à frente. Sem Rocha, Rabelo e Araceli na disputa, Hana Ghassan leva 29% dos votos ante 25% de Daniel Santos. Mesmo se disputassem o governo sem outros adversários, a aliada do governador Helder Barbalho (MDB) teria 31% do eleitorado, enquanto o prefeito ananindeuense levaria 29% nas urnas.
Lula lidera em todos os cenários de primeiro turno no Pará
Já em relação à disputa presidencial de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece sistematicamente na liderança das pesquisas de primeiro turno no Pará, oscilando entre 18 e 19 pontos percentuais de vantagem sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Nos três cenários avaliados pela Real equipe Big Data, o atual presidente leva entre 43% e 46% do eleitorado, ao passo que o bolsonarista flutua de 25% a 27% nas intenções de voto.
Os três governadores presidenciáveis do PSD têm fraco desempenho entre o eleitorado paraense: Ratinho Júnior (Paraná) pontuaria 7% no estado, enquanto Ronaldo Caiado (Goiás) levaria 5% e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) ficaria com 1% das urnas no Pará.
A Real equipe Big Data entrevistou 2.000 eleitores no Pará entre os dias 3 e 4 de fevereiro de 2026. O índice de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é estimada em 2 pontos percentuais (pp), para mais ou para menos. O levantamento está registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PA-04089/2026.
🔗 Ver fonte
Comentários
Postar um comentário